quinta-feira, outubro 13, 2011

Preste atenção em vc mesmo



Tirei esse post de um blog bem legal, o link está lá embaixo, e a mensagem de cuidar de si mesmo é ótima. Espero que gostem.
Beijos da Taís.


Há um ditado Chinês que diz que um iceberg não fica com 30 metros de altura em apenas um dia de frio. Tudo se acumula, devagar, silenciosamente, pacientemente, especialmente quando tem a ver com a nossa saúde - ou a falta dela. Para que servem nossas planilhas, nossa capacidade de organização, se estivermos numa cama de hospital com um soro grudado no braço? E como vamos saber quais nossas paixões na vida, se estivermos drogados de medicações e remédios sem fim? 


Um elemento crucial em encontramos equilíbrio em nossas vidas é escutar nosso corpo. 
Dois anos atrás, comecei a sofrer de enxaquecas severas, não uma dorzinha de cabeça que ia embora com um cochilo, mas enxaquecas para matar. Fiquei completamente debilitada, não conseguia dormir, não podia olhar tv, e não conseguia me concentrar em nada. Impossível trabalhar com aquela dor. Então eu tinha que tentar ignorar a dor enquanto discutia algo com um cliente e pedir licença pra ir ao banheiro vomitar, de tão mal que eu ficava. 
Os remédios comuns pra dor de cabeça não faziam efeito, e o médico só ficava me receitando coisas cada vez mais fortes. Fiz raios-x e ressonâncias magnéticas, e tudo parecia normal, mas a enxaqueca não ia embora. Eu ficava tonta e sentia náuseas, ficar sozinha num lugar silencioso e escuro não estava mais ajudando. A única coisa que parecia ajudar era bater com a cabeça na parede, porque a dor da batida aliviada a dor dentro da cabeça. 
Depois de um tempo, o médico me obrigou a sair em licença médica e disse que minhas dores de cabeça eram causadas pelo estresse. 
Nos dias em que fiquei em casa, sem forças sequer pra levantar um copo d'água, tentei perceber quando as dores tinham começado, e por quê. Parecia que eu nunca tinha tido uma dor de cabeça até o começo daquele pesadelo.
Mas será que foi tudo assim, de repente? Na verdade, meu corpo tinha dado avisos desde o ano anterior, mas eu tinha ignorado tudo. Minha carreira era minha prioridade, então acho que decidi, de maneira consciente, varrer meus sintomas pra baixo do tapete, enquanto tentava subir na vida corporativa. Até que a coisa chegou num ponto de explosão e eu não tive como continuar fingindo que nada estava acontecendo. 
No caminho de perseguir nossos sonhos, muitos de nós tendemos a esquecer de cuidar de nós mesmos. 
Meu corpo deu sinais bem claros, mas foi tão fácil ignorá-lo. 
Eu comecei a ter dores de estômago diárias, por meses, uma dorzinha, mas que me fazia dar pulos às vezes. O que eu fazia? Continuava preenchendo minhas planilhas, já que eu tinha meus prazos pra cumprir. A economia do país ia mal, eu era uma pessoa responsável, precisava fazer meu trabalho, e fazer bem. 
Depois de um tempo, comecei a ter resfriados, mas meu clínico geral já sabia o que me receitar e eu pegava os remédios e voltava ao trabalho, mesmo exausta e me sentindo mal. 
Sem que eu percebesse, meu corpo estava me dando todos esses avisos de que eu estava estressada e precisava repousar. Não ir ao resort ou um spa, mas mudar a maneira como eu estava lidando com as coisas, porque estava fazendo (ou tentando fazer) muito mais do que podia. 
Mesmo quando minha secretária disse no meu ouvido "Vc devia colocar uma maquiagem antes de ver o cliente, está mto pálida e com aparência cansada" , eu ainda assim decidi que era invencível. Digamos que recebi por isso - tive boa avaliação no final do ano - mas foi só isso. Aqueles e-mails com elogios não adiantaram mto quando eu ia de emergência em emergência hospitalar por estar desidratada de tanto vomitar por causa das dores de cabeça terríveis. 
Meu sistema imunológico estava em crise, como resultado do estresse, e acabei tendo um colapso, físico e mental. 
Todos queremos encontrar um equilíbrio que funcione em nossas vidas, tempos e espaços. Mas às vzs estamos tão focados em atingir esse "equilíbrio", que esquecemos de prestar atenção e cuidar do que é mais básico: nosso corpo e nossa saúde. 
Então, antes de continuar a leitura, pare um minuto e pense: seu corpo está tentando dizer alguma coisa? 
Algumas dicas:

1. Revise sua saúde física desde o ano passado

Num caderno (ou OK, numa planilha excel se vc não resiste), escreva todas as vzs em q vc esteve doente, mesmo que tenha sido só uns espirros, ou uma dor no dedão, e tente documentar quando, a severidade, a duração, e o q vc fez a respeito. Deixe de lado por um ou dois dias e depois volte para completar, conforme as memórias forem chegando. 
Vc vai ficar surpreso com o qto consegue lembrar, se fizer um esforço consciente. E talvez fique surpreso tb pq vai lembrar de mais dias de dor e desconforto do q pensou inicialmente. 

2. Revise suas condições físicas diárias

No mesmo caderno ou na mesma planilha, comece uma nova seção, escrevendo sobre suas condições físicas no dia-a-dia. Vc pode começar escrevendo uma vez por semana e depois diminuir os intervalos. 
Crie um sistema para registrar seus níveis de energia e tb seu humor (a boa e velha tabelinha ajuda a descobrir qdo a TPM vem, acho q é uma boa ideia pra esse tipo de controle, não pra evitar gravidez, ok?):
  • Vc estava mais cansado q de costume? Pq?
  • Estava alegre? Triste? Mau humorado? Pq?

Tb anote qualquer tipo de dor que vc sinta, ou áreas c/problemas - pescoço, coluna, quadris, pés? Vc tem dores de cabeça com frequência? 
Depois de 2 semanas, vc vai poder ver se tem algum sintoma recorrente. Compare com o seu registro do ano passado. Existem padrões? Alguma coisa mudou?

3. Pare se precisar

Se vc notar padrões, pergunte-se: o q causou isso? Algum tipo de atividade específica, mudança na alimentação? Identifique os fatores e tente mudar o que gera a causa. 
Se seus olhos estão cansados de tanto trabalhar em frente ao computador, pare de ler esse post e volte mais tarde. 
Qualquer desconforto conta, e vc deve pará-lo. (Isso me lembrou esse post).

4. Mude seus hábitos

Aqui chega a parte em que todas as dicas que demos sobre prioridades e como gerir seu tempo começam a ajudar. Planeje sua situação ideal e pense como vc pode eliminar seu problema de saúde - vc está se exercitando de menos? De mais? Trabalhando demais? Dormindo de menos? Fumando? Bebendo muito álcool e comendo mta porcaria? Faça planos e mude seu comportamento.
Se vc não identificar as causas dos seus problemas, será difícil encontrar soluções ou ver melhoras. Escute o q seu corpo diz, qq dorzinha ou incômodo é uma mensagem e vc deve prestar atenção.
Hj em dia, penso no meu corpo todos os dias antes de dormir e escrevo num diário. Tenho uma planilha pras minhas enxaquecas e pros dias em q me sinto super bem. No meu diário anoto também como tenho me sentido depois q comecei a praticar meditação e tai chi chuan. 
Passos de bebê e pequenos ajustes, assim tenho evoluído. Toda semana vejo o q precisa ser mudado e trabalho nesse sentido. 
Todo mundo precisa encontrar seu ponto de equilíbrio. Eu só quero q vc escute seu corpo nesse processo. 
Tirado daqui.
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Hj no caminho do trabalho vim pensando nisso, eu nao escuto meu corpo, preciso escutar meu corpo.
    bjs

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!