segunda-feira, janeiro 16, 2012

Dieta Financeira ou Reeducação Financeira



Nesse post aqui falamos sobre nosso plano de fazer uma dieta financeira. Pretendíamos iniciar em novembro e no fim o tempo passou, o ano de 2011 acabou e nada dessa dieta. Mas, é um dos principais objetivos e temos q levar adiante. Então aqui vai o q temos feito nesse sentido até agora:

Taís

Eu continuo mantendo a planilha de controle de gastos diária atualizada. Como disse nesse post aqui, eu  agora em janeiro eu ia analisar todas as planilhas q eu tenho, desde agosto de 2011 (fui conferir e não fiz em julho). A partir daí, vou ter uma idéia melhor de como gasto (e tb de qto gasto).

Bom, fiz isso ontem. Meu maior gasto foi com supermercado, depois com "outros" e depois com almoço. Embora eu almoce em casa mtas vezes, tb acabo comendo fora, e foi meu 3o maior gasto. Aí fui ver o q eram esses "outros" q me fizeram gastar: salão de beleza, papelaria, café (bom, agora q eu só tomo 1 café por dia, de manhã, o gasto vai diminuir bastante), lanchinhos, compra de cosméticos... Acho q tem algo errado aí. Mas me deu a idéia de melhorar a planilha, incluindo categorias específicas pra essas coisas.

Qto ao supermercado, a mana comentou comigo e acho q ela tem tda razão: fazer rancho é a melhor maneira de economizar. O problema é q morando com a minha prima a gente só dividia gastos com produtos de limpeza e eu acabava indo mtas vezes no supermercado, comprando as coisas pingadinho. Agora q vou morar com o namorado podemos nos organizar pra fazer rancho e ir no supermercado só de vez em qdo pra comprar perecíveis. Ou irmos na feira q tem aqui pra comprar verduras e coisas assim.

Eu e a mana resolvemos fixar metas pra dieta: um percentual mínimo de dinheiro poupado por mês, e também "alimentos proibidos": eu disse q não ia mais comprar cosméticos enqto os meus não acabassem (item 62 da minha lista de 101 coisas), mas deslizei e comprei uns esmaltes novos e tb uns sabonetes em dezembro/2011... =/ Então agora vou cumprir a risca o objetivo e não vou comprar NADA. Desde 1o de janeiro não comprei nada, nada, nada dessas coisas, juro!

Mas tem outra coisa: na planilha de gastos eu não anoto gastos do cartão de crédito. Então vou ter q pegar minhas faturas de 2011 pra analisar no q eu gastei no crédito. Aí sim vou poder ter uma real idéia de onde foi meu dinheiro.

Quero tentar economizar 10% do meu salário todo mês. Tô pensando se não vale a pena abrir uma conta poupança na Caixa Federal, ou no banco Postal. Meu namorado provavelmente vai me dizer q não vale a pena, mas eu queria ter uma conta separada. Pq no banco onde eu tenho conta, a conta-corrente é vinculada com a poupança, e se por algum motivo não tenho saldo na conta-corrente, automaticamente o dinheiro sai da poupança pra cobrir a falta de saldo. Claro, vcs podem dizer: não deixe a conta no vermelho! Mas às vzs acontece e qdo eu vejo: lá se foi minha poupança! Vou conversar sobre isso com ele, pq ele estuda economia e sabe tdo dessas questões.

Outra coisa q tenho q fazer - e a mana já fez - é adaptar aquele gráfico do Pete The Planner pra dividir o orçamento. Tenho q fixar os percentuais máximos de gastos pras categorias. Eu não falo desses gurus brasileiros de finanças como o Gustavo Cerbasi, pq eu li o livro dele "Mais Tempo, Mais Dinheiro" e achei super ruim. Não dá dicas práticas, ele fica só falando dele mesmo (como ele é inteligente e rico blá blá blá) e fica tentando vender o sistema q ele inventou q supostamente ajuda a ter mais tempo e mais dinheiro. Não gostei. Acho as dicas do Pete The Planner mto mais diretas, simples e eficientes.

E lembram daquele post em q respondemos as perguntas do Pete e escrevemos nossas metas pra janeiro/2012 e pros 1os 3 meses desse ano? Estou super feliz pq cumpri uma delas, q era analisar as planilhas 2011! Não sei se vou conseguir economizar 200 reais esse mês, mas acho q vou conseguir zerar a fatura do meu cartão até março! =)



Paula

Eu pretendo começar em fevereiro minha dieta. Do dia primeiro não passa.
Vai funcionar como a da mana.
Eu não tenho salário, então, me dei um. Estabeleci um limite pra minha renda. O resto, se houver resto, vai pra pagar as dívidas. Dentro do meu salário, tenho que conseguir me manter e ainda economizar 10% dele. Pela adaptação da planilha do Pete the Planner que eu fiz, vai dar.
Meus maiores gastos são com moradia. Pelo que eu vi, meu aluguel é alto demais pro salário que eu me dei, mas não vai dar pra mudar isso por enquanto. Então, diminui um pouco do que poderia ser gasto nas outras categorias pra compensar.

Minha tabela ficou assim:

- 36% com moradia (na tabela do Pete, era 25%);
- 12% com supermercado e comer fora;
- 10% com transporte (originalmente, era 15%. Mas eu não gasto mto com transporte. Deixei os 10% pra cobrir meus gastos com viagens aqui por perto);
- 10% de economia (SAGRADO!);
- 10% utilidades e telefone;
- 5% entretenimento (não sei bem como vou usar essa parte do dinheiro, mas quis deixar pq acho que entretenimento é super importante);
- 8% medicamentos (no original, era 5%. Resolvi mudar pq os 5% não cobriria nem o plano de saúde da minha filha, e preciso deixar uma reserva pra caso precise comprar alguma medicação);
- 5% roupas (não dá pra ficar sem);
- 4% diversos.

Excluí algumas categorias, como "caridade" e "feriados e presentes" pra compensar o alto gasto com moradia. Assim que consertar isso, posso reorganizar.
Pra poder me adequar a essa tabela, vou ter que anotar os gastos com supermercado, diversos, roupas, remédios. Vamos ver se consigo dessa vez.
Outra coisa que quero reativar é o rancho. No início de janeiro, não fizemos e ficou tudo uma bagunça. O rancho é ótimo pq  diminui as idas ao supermercado e faz com que vc planeje o que vai comprar. Vc não esquece nada, diminui as tentações e gasta menos pq planeja as quantidades e o que vai usar. É mto bom.
Dá pra se programar tb e comprar os perecíveis só uma vez por semana. Pq tempo tb é dinheiro, né?



Eu acho que vai dar certo. Essa tabela do Pete é quase uma dieta mesmo, pq a gente economiza e ainda separa um dinheirinho pra comprar roupas e diversos. É como uma dieta, em que a gente emagrece, mas pode comer um docinho no fim de semana. :)

E vc? Conta pra nós como tá se organizando!
Beijinhos da Paula e da Taís.

Quer receber posts como esse? Inscreva seu e-mail:


Delivered by FeedBurner
Comentários
4 Comentários

4 comentários :

  1. ai senhor...to me organizando de jeito nenhum! e isso faz meu rico dinheirinho se esvair! preciso de um plano como o de vcs!

    ResponderExcluir
  2. Te motiva, menina, e sai dessa. Dinheiro é ganho com mta dificuldade pra ser desperdiçado.
    Usa o nosso plano ou cria um que seja adequado ao que tu precisa.
    Se quiser ajuda, estamos aqui.
    Beijinhos,
    Paula

    ResponderExcluir
  3. Faço faculdade Ciências , mas sou muito consumista. E estou tentando me reeducar. Gostaria de ter acesso a essa planilha que voceis citam. Como faço?

    ResponderExcluir
  4. Olá sou estudante de Ciências Contábeis mas sou muito consumista, e por isso estou me endividando, adorei o blog de vcs mas fiquei interessada na planilha que vcs usam , como faço pra conseguir?

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!