domingo, dezembro 09, 2012

Como encontrar o trabalho da sua vida?



Esse é o nome do livro q eu li em novembro, do escritor Roman Krznaric. Falei dele nesse post. No livro, ele fala sobre como podemos tentar encontrar um trabalho que nos traga "sentido, fluxo e liberdade" e faz diversas perguntas para nos ajudar a chegar lá. Eu vou trazer só as perguntas e tentar respondê-las aqui.

- o que o seu trabalho atual está fazendo com vc como pessoa - sua mente, seu caráter, seus relacionamentos? me deixando de saco cheio! rsrsrs nossa, até um "estranhamento" com um dos chefes eu já tive, pq a bagunça, desorganização e falta de atitude dele me deixam furiosa da vida! Agora estou mais tranquila pq eu internalizei q esse emprego é temporário e q nada do q eu faça irá mudar a situação ali. E nem vale a pena o esforço. Dizem os budistas ou sei lá quem: lute o bom combate. E ali não há bom combate, é pura perda de tempo. Então resolvi não me estressar, e tem funcionado na maioria dos dias. Mas no começo eu só me queixava pra mana, pro noivo, me queixava aqui e tava ficando mto frustrada.

- em comparação com seus pais ou avós, qual foi seu poder de escolha em relação à sua vida profissional? ah, com certeza deve ter sido mais fácil. Em alguns aspectos. Pq ter mtas opções tb faz com q a gente fique confuso, sem saber pra onde ir.

- quais foram os principais momentos na sua formação q definiram a direção da sua vida profissional? eu não sei bem isso, acho q eu e a mana fomos fazer o q nossos pais esperavam de nós, e não sabíamos mto bem o q queríamos. Eu acabei na área onde tou meio q deixando a vida me levar mesmo.

- quais as 3 principais razões de sua confusão qto a seus próximos passos? a frustração, a indecisão, o medo.

- quais são seus 3 maiores receios qto a uma mudança de profissão? ter q começar tdo de novo, demorar pra engrenar na coisa e mudar e não gostar.

- quais os 3 maiores desafios práticos a serem enfrentados? se eu for mudar mesmo de profissão, um deles é ter q fazer uma nova faculdade, o outro é a questão financeira (como fazer outra faculdade, mesmo q seja pública?) e, ainda, qto tempo vai demorar pra eu poder exercer essa nova profissão (e ganhar dinheiro, né?)

- o q vc mais gostaria de mudar sobre a sua atitude em relação ao dinheiro? GASTAR MENOS! Conseguir ser mais econômica, conseguir fazer as coisas em casa (principalmente comida), não juntar tantas tralhas... E em questão profissional mesmo, saber cobrar pelo meu trabalho.

- quem vc acha q está julgando seu status - talvez a família, velhos amigos, colegas? Vc quer dar a eles esse poder? eu acho q meu maior problema é sempre a família. Não, não quero dar pra minha família esse poder, mas é difícil não ouvir pai e mãe criticando minhas escolhas dentro da minha cabeça. É algo q eu tento resolver na terapia.

- onde seus talentos encontram as necessidades do mundo? ah, q pergunta bem difícil. Eu acho q encontram em vários lugares, mas ainda não sei bem como fazer pra ganhar dinheiro.

No livro tb tem uns exercícios, q depois vou explicar direitinho por aqui.

Será q vc consegue responder essas perguntas?

Beijos da Taís.

Comentários
4 Comentários

4 comentários :

  1. Oi Thaís.
    Neste último mês ando às voltas com a angustiante retrospectiva de como foi o meu ano e é chato olhar pra minha própria vida e sentir uma certa frustração. Nessa conta, anda a minha vida pessoal e após duas faculdades e mestrado, ando pensando sériamente em mudar de área.
    Mudar de área pra mim é como deixar morrer um sonho... Não sei o que vai ser de mim... Só que essas perguntinhas tão simples me ajudaram a perceber melhor que o que me frustra não é a minha escolha, já que fui bem sucedida no que escolhí ser. É ver que eu deixei minha vida pessoal ser consumida para chegar onde cheguei.
    Que triste!
    Beijos e fiquei interessada no livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Então vc vai gostar mto do livro, sugiro procurar. É fácil de ler, rápido, e te leva a mtas reflexões. Sobre publicar as metas: é o melhor jeito de atingi-las! Vc fica bem mais comprometida qdo tem platéia! rsrsrsrs Quem sabe vc não participa da nossa 4a fase? Beijos da Taís.

      Excluir
  2. Agora eu quero ler esse livro. Preciso lê-lo!
    Estou em um trabalho que não tenho mais motivação de acordar e vir trabalhar. Me sinto uma inútil aqui, mas ainda não consegui nada na minha área para poder mudar.
    Mas o medo de sair daqui e ficar sem dinheiro é o pior. Mesmo que meu pai pague minha faculdade, acho difícil ficar sem dinheiro.
    Beijos, Aline
    http://24diasdeprimavera.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline, esse livro foi até baratinho: 21 reais. Vale mto a pena, gostei bastante, tenho q terminar de fazer os exercícios q o livro propõe. É ruim mesmo ficar sem dinheiro, mas vai procurando outra coisa, nada te impede. Beijos da Taís.

      Excluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!