sábado, dezembro 15, 2012

Receitas para o Natal



Um dos desafios pra dezembro é preparar um cardápio pro Natal, pq eu e o noivo estamos encarregados de levarmos alguns pratos pra festa da família dele. Então eu tenho procurado umas receitas na internet, e resolvi compartilhar com vcs. Uma delas é a desse frango assado com xerez. Eu tirei do site da atriz Gwyneth Paltrow (a esposa do Iron Man), que eu adoro, sempre cheio de dicas bacanas. Traduzi ela aqui, pra ficar mais fácil.

Ingredientes:

1 frango do tamanho que vc precisar, marinado na salmoura leve durante a noite, dentro da geladeira
sal
pimenta do reino moída
2 limões, cortados em quartos
1 cabeça de alho - separe 1 dente, e os demais esmague
1 punhado de manjericão fresco e estragão
7 colheres de sopa de azeite de oliva
1/2 baguette, cortada em cubos, ou mais, se vc achar melhor
1 cebola ralada
1 tomate grande, cortado em pedaços grandes e mais tomates cereja
1 copinho de vinagre de xerez ou mesmo de vinagre misturado com xerez

Modo de fazer:


1. Pré-aqueça o forno a 180 graus. Tempere o frango por dentro e por fora com sal e pimenta. Recheie a cavidade com os quartos de limão, os alhos levemente esmagados, manjericão e estragão, deixando de lado algumas folhas das ervas para temperar o pão. Coloque os tomates cereja para assar com o frango.

2. Coloque o frango com peito para cima numa forma grande, e amarre as pernas juntas com barbante culinário para fechar a cavidade. Asse a 180 graus durante 1 hora, até que as coxas e o peito estejam a 65 graus celsius num termômetro de carne (eu e o noivo compramos um bem baratinho no Deal Xtreme e é super útil).

3. Retire o frango do forno e passe 2 colheres de sopa de azeite de oliva nele. Aumente a temperatura do forno para 220 graus. Retorne o frango ao forno e asse até que fique crocantes e dourado, mais ou menos mais 10-15 minutos. Desligue o forno e deixe descansar enquanto vc prepara o pão.

4. Aqueça 1 colher de sopa de azeite em uma frigideira grande em fogo médio-alto e adicione o pão. Refogue até que fique crocante e dourado. Quando estiver dourado, acrescente aquele dente de alho separado, ralado, e misture com o pão sobre o calor por 20 segundos a mais. Retire para uma tigela grande. Adicione as cebolas e tomates; regue com 4 colheres de azeite, o vinagre de xerez, e as folhas rasgadas de manjericão e estragão, misture e reserve.

5. Quando estiver pronto para servir, disponha a salada de pão ao redor do frango na assadeira ou em uma bandeja.

Para sobremesa, gostei dessas receitas:


Bolo de pistache com cobertura de limão siciliano

Bolo de São Clemente

Espero ter ajudado com a ceia de natal!
Feliz natal!

Beijos da Taís.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!