quarta-feira, abril 20, 2011

Regra dos 30 dias para controlar compras por impulso


Ultimamente tenho vivido sem dinheiro. Meu dinheiro paga minhas contas essenciais e depois não sobra absolutamente nada. Ganho pouco, e gasto bastante com moradia.
Minha vida consumista ficou para trás, mesmo. Embora eu ainda sinta impulsos, tenha vontade de comprar muitas coisas e esteja precisando mesmo de muitas coisas, não compro porque realmente não tenho dinheiro e meu limite de cartão de crédito é bem baixo.
Por um lado é bom, porque meu nível de endividamento é bem baixo. Já vivi bem endividada e é terrível.
Comprar por impulso já é considerado vício, é algo bem difícil de lidar, mas não impossível. Eu aprendi a me controlar na marra, porque eu quero reorganizar minha vida financeira e quero ter dinheiro para viajar pro exterior ano que vem.
Pesquisando por aí eu encontrei a Regra dos 30 Dias. É uma coisa muito simples, que pode ajudar a rever o jeito como tu compras.
Funciona assim:

- toda vez que sentires o impulso de enfiar o pé na jaca, controle-se. Pare imediatamente. Respire, conte até 10. Analise bem o objeto que você tem nas mãos, largue e vá embora. Fuja da loja.
- quando chegar em casa, pega um pedaço de papel, um post-it, uma agenda, e anota o nome do objeto que você queria comprar, a loja, a data, e o preço. Coloca esse papel em algum lugar bem visível.
- espere 30 dias. Pense se você realmente precisa, se vai usar, se é necessário, aquele objeto que você anotou no papel.
- se, depois de 30 dias, você ainda tem vontade de comprar o objeto, considere realmente comprá-lo. Mas não use o cartão de crédito, pague à vista.


É bem simples mesmo, mas o objetivo é fazer com que tu reflitas sobre teu consumo. É realmente uma maneira de ser um consumista consciente.
Provavelmente todo mundo viu ou ouviu falar da Becky Bloom, uma compradora compulsiva. O livro e o filme são uma comédia, que trata o assunto com certa leveza e a dona Becky ainda fica com o galã no final. Mas comprar por impulso em geral nos enche de coisas que não necessitamos, além das dívidas. É anti-ecológico e anti-econômico. Um dos passos para mudar é reconhecer sua responsabilidade sobre suas ações, admitir o problema, e tentar tomar atitudes diferentes, ponderadas. Tu pode te controlar. Aliás, só tu pode te controlar quando o assunto é assim, íntimo.
Espero que essa dica seja útil.

Beijos da Taís.

Comentários
2 Comentários

2 comentários :

  1. mais o medo de quando for buscar o produto e ele ja ter sido vendido, é muito grande.quase como uma droga, vc so se sente em paz quando compra e garante ele pra vc.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rodrigo.
    Eu, pessoalmente, acho que a nossa paz não deve ser aliada aquilo que a gente compra, a menos que seja uma compra realmente importante, tipo alguma coisa pra saúde. Acho que tudo que possui sentimento equivalente ao de usar drogas acaba se tornando uma droga e deve ser visto com cuidado.
    Te sugiro que pense sobre esse comportamento.
    Beijinhos,
    Paula

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!