sexta-feira, outubro 14, 2011

Saber cozinhar x dieta



Aí estão duas coisas que parecem mesmo contraditórias.

Na primeira fase um dos meu objetivos era aprender a cozinhar. Meio que patinei nesse tema pq outro dos meus objetivos era emagrecer e onde estão as receitas magrinhas? Até pq pra emagrecer a gente come mta salada e frutas. Tudo sem receitas, sem cozinhar, fritar, assar, no máximo, temperando. Não tem mto segredo em grelhar um bife ou preparar uma salada de frutas (até eu já fiz).

Pra que eu adquirisse experiência culinária, teria que não comer as coisas que fizesse ou largar a dieta. E que graça tem cozinhar sem ao menos experimentar o que fez? Eu queria saborear minha própria comida.

Acabei testando algumas receitinhas de vez em qdo e deixando meio de lado minha dieta. Por outros motivos tb.

Comer fora de casa pode ser ainda pior pra quem está de dieta. Nem sempre se encontra opções saudáveis e magrinhas para comer por aí. Restaurantes, normalmente, oferecem mtas tentações mega calóricas que vc experimenta "só hj". E o "só hj" acaba sendo todo dia.

Fica mto mais fácil fazer dieta qdo vc consegue preparar a própria comida.

Resolvi então comprar esse livro:
Foi o único que eu me lembrei que tinha receitinhas light. Vc conhece mais algum? Qdo chegar, eu conto se gostei.

Enquanto isso, no dia das crianças, fiz uma receita que é sucesso absoluto lá em casa: massa com molho de espinafre. A receita é da mamis, copiando um prato de uma grande rede de restaurantes fast food.  O segredo é o molho, mas é fácil de fazer e mto gostoso. Nós fizemos só com massa, mas vc pode fazer com arroz (integral, claro) e uma carne magra ou peito de frango.



Molho de espinafre:
- 1 copo de leite
- 1 colher sopa de farinha
- espinafre a gosto (adoro, então coloco bastante)
- sal e pimenta à gosto
- meia caixinha de creme de leite.

Bata no liquidificador o espinafre, o leite e a farinha, o sal e a pimenta. Leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar. Ao final, coloque o creme de leite.

E é só isso. Aqui em casa, até a minha filha, que é chatinha pra verduras, come.

Não é mto light tb, mas eu fiz com leite desnatado e vc pode usar creme de leite light tb. Não sei se dá pra usar farinha integral, mas não vai ser uma colherinha de farinha que vai estragar sua dieta.

Minha próxima receita é bem gorda, mas é um agrado ao namorido que diz nunca ter comido uma torta de limão na vida. Ah, ele tem que provar essa delícia. E ele é magrinho, pode comer inteira que não vai fazer nem cócegas (mundo injusto... hehehe). Peguei uma receita que parece bem fácil numa caixinha de leite condensado. Vou fazer no findi e depois conto como ficou.

E vc? Tem alguma receitinha light pra passar pra nós? Indicação de livro de receitas light?

Beijinhos,
Paula
Comentários
3 Comentários

3 comentários :

  1. Vou tentar encontrar o livro, gostei muito! Beijinho

    ResponderExcluir
  2. Paula, qnd comecei a ler seu post ja tava pensando nela mesma, a Lucilia Diniz, isso pq o q ela mais defende e eu concordo é q p emagrecer nao eh preciso comer mal, vc pode comer coisas maravilhosas e light! é tudo, inclusive! hehehe
    bjks

    ResponderExcluir
  3. Olá!!Lí o comentário de vcs no meu face, agora já vai conseguir visitar meu blog!!rsrsrs, não sou muito fã de espinafre mas copiei a receita..bom domingo, cheiroo

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!