quinta-feira, fevereiro 28, 2013

40 dias pra mudar



2 anos de blog e eu acho q o q mais mudou na minha vida foi meu espírito. Já falei nos posts anteriores sobre como eu mudei minha postura perante as coisas. Resolvi deixar a negatividade de lado e isso, com tda certeza, ajudou a melhorar mto a minha vida em vários aspectos.

Posso dizer pra vcs com tda convicção: escolher o otimismo é... uma escolha. Exatamente isso. Vc decide e vc pratica TODO DIA. Qdo a negatividade vem, e ela vem mesmo, vc bloqueia com pensamentos bons. Decide ver as coisas de maneira diferente. E isso é todo dia mesmo. Em vez de reclamar, vc levanta a bunda da cadeira e vai lavar a louça. Vai organizar sua casa, sua mesa de trabalho, vai tomar um copo d'água, vai fazer uma lista de tarefas, vai olhar um vídeo engraçado no youtube... a gente tem mtas alternativas pra driblar os maus pensamentos sem se atirar na comida, no cigarro ou na porcaria q seja...

Vc escolhe ser feliz, de verdade.

Na 1a fase eu tinha vários objetivos pro item espírito.

começar a meditar; Cumprido!
frequentar o centro budista; Desisti.
- meditar ao menos 5 minutos, todos os dias;
- voltar a fazer terapia;
parar de sentir culpa por coisas pelas quais não sou culpada; Cumprido!
me respeitar mais; Cumprido!
reclamar menos; Cumprido!
voltar a ser feliz; Cumprido!

Uma das coisas q mais me ajudou foi um objetivo do item corpo - aprender a fazer as próprias unhas. Funcionou como verdadeira terapia ocupacional. Além de exigir concentração, tb ajudou a elevar a minha auto estima estar com as unhas cuidadas, feitas, pintadas. É divertido tb: comprar esmaltes, escolher cores.

Eu comecei a meditar, depois parei. Isso vem faz 2 anos, mas sigo tentando. Minha grande vitória foi ter conseguido cumprir o desafio de meditação do Deepak Chopra da Abundância. 21 dias de meditação, direto. Foi mto bom e noto resultados práticos na minha vida.

Eu queria frequentar um centro budista q tem numa cidade próxima, mas vi q seria meio inviável por causa da distância, do tempo, então desisti.

Não consegui voltar pra terapia na 1a fase pq tava super sem grana, mas compensei isso lendo tdo q podia me ajudar na web mesmo (viva a internet!).

Os 3 últimos itens foram cumpridos pq eu resolvi ser feliz. E resolvia isso tdo dia. Comecei a analisar as minhas mágoas, meus ressentimentos, minhas culpas e resolvi deixar tdo isso pra trás. Um dia de cada vez. Foram 6 meses intensos os primeiros 6 meses do projeto. E q provocaram mudanças q continuam até hj. Essas mudanças funcionaram bem pra 2a fase, q foi qdo eu mais consegui emagrecer.

Sobre reclamar menos, é simples: qdo vc for abrir a boca pra reclamar... tome um copo d'água. Se for escrever uma reclamação no feice, no twitter, num e-mail... levante da cadeira.

Não q eu tenha parado completamente de reclamar, aqui no blog tem vários posts de #mimimi. Eu e a mana devíamos até criar a categoria #mimimi pra avisar vcs qdo tem chororô rsrsrsrs. Mas diminuí consideravelmente minha tendência a ficar reclamando de tdo.

Continuando...

Na 2a fase eu ainda tinha um bom número de objetivos:

  • Voltar a fazer terapia, ao menos 1x na semana parcialmente cumprido, ainda não consegui fazer 1x na semana
  • Aprender algum tipo de craft, como quadros decorativos
  • Jogar coisas que me prendem ao passado fora, reciclar, doar, vender...
  • Parar de me autosabotar tô conseguindo
  • Meditar ao menos 5 min, todos os dias

A 2a fase foi bem proveitosa, consegui voltar pra terapia, mesmo q não na freqüência q eu queria, consegui me livrar de algumas tralhas, mas coisa pouca, por isso não dei esse item por cumprido, continuei tentando meditar e parei de me autosabotar. Talvez não por completo, mas tda vez q vinha um daqueles pensamentos de "vc é uma bosta Taís", eu dizia a mim mesma q eu sou competente, tenho valor, sou uma pessoa amada, tenho amigos. É uma luta consigo mesma, mas vale a pena.

Na 3a fase eu reduzi os objetivos para apenas 3:

- meditar
terapia 1x na semana (tô fazendo a cada 10/15 dias)
curso de teatro ou curso de costura ou ... (a idéia aqui é fazer algo pra me divertir, fora da minha área)

Continuei sem a freqüência na meditação, mas cumpri os outros 2 objetivos!

Na 4a fase, a atual, eu reduzi para apenas 2 objetivos:

- meditar ao menos 5 minutos, todos os dias;
- continuar fazendo cursinhos esporádicos sobre coisas aleatórias (culinária, teatro)... ao menos 1 cursinho rápido no período;

Tenho certeza q vou cumprir esses facilmente, embora a meditação continue sendo aquele probleminha chato! rsrsrs Medito uns dias, e outros não, e assim eu vou. Estou fazendo aquele cursinho de finanças pessoais e tb comecei outro cursinho online sobre nutrição!

Mas sobre meditação, vou contar pra vcs q cumpri 40 dias de meditação! Li esse livro maravilhoso da Gabrielle Bernstein - May Cause Miracles (Pode Causar Milagres) (aqui tem os vídeos falando sobre os temas semanais). Na vdd, são 42 dias no total. Pena q o livro não tem tradução, mas ele é realmente mto bom. Todo dia, durante 42 dias, meditações pela manhã e à noite, para a gente se livrar dos medos e culpas e se abrir pra receber amor e abundância em tdos os níveis da vida. Cada semana tem um tema:

semana 1 - identificando os medos q nos bloqueiam
semana 2 - auto amor: como parar de se auto sabotar
semana 3 - o q está bloqueando a abundância na sua vida?
semana 4 - o q está bloqueando sua vida romântica?
semana 5 - auto imagem: como parar de se auto sabotar com comida e outros vícios
semana 6 - crie milagres ao seu redor!

Ela sugere meditações rápidas, com a leitura de um textinho pela manhã e depois um minuto de silêncio concentrada na respiração. Apenas isso. Só um minutinho respirando. Vc já parou pra pensar qdo foi a última vez q parou um minutinho só pra respirar? Realmente res-pi-rar?

À noite vc faz uns exercícios q ela propõe, com a ajuda de um diário. É incrível! Me obrigou a voltar a ter um diário, coisa q eu estava precisando mto. Colocar os sentimentos no papel ajuda a ver as coisas de maneira mais clara, mais objetiva e sem dramas. Como eu já tinha dito antes, vou fazer uma coisa bacana e traduzir os mantras diários e colocar ali em cima, em compartilhamos. Só eles já ajudam mto a clarear a mente e encarar os problemas q surgem de maneira mais positiva.


Mas o q vcs precisam saber é q eu me sinto outra pessoa depois desses 42 dias! E depois desses 2 anos de blog!

Um beijão no coração!
Taís

Comentários
10 Comentários

10 comentários :

  1. Tudo o que a gente quer realizar precisa de foco e determinação e parece que vc cumpriu muito bem isso. Meus parabéns! A vida sem objetivo é vazia. Precisamos sempre em busca de algo, de realizar e de desejar...

    Kisu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A 4a fase está sendo produtiva, mas nem tanto no quesito emagrecer! rsrsrs Mas vamo em frente! Beijos da Taís.

      Excluir
  2. Oi Taís, saudades de vc mulher!!!!

    Nossa, me identifiquei muito com seu texto, estou justamente focada no meu autoconhecimento e tentando me livrar das tralhas emocionais negativas...
    Com a meditação e pensamentos positivos estou melhorando a cada dia q passa... trocando um pensamento ruim por outro bom...

    Amei o seu post!!!!
    E parabéns pelas suas conquistas


    bjs da Drinha

    Ah, coloca logo os mantras, to louca pra ler!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora em março prometo q coloco as coisas em dia! rsrsrs Mesmo não estando de férias, tirei fevereiro pra descansar. Eu e o noivo temos ido tdos finais de semana pra praia. =) Beijos da Taís.

      Excluir
  3. Oi, Taís! É tão bacana quando a gente vê os resultados de nosso empenho em mudar! Dá uma sensação de dever cumprido, de algo de bom que estamos fazendo por nós mesmos. O blog de vocês é incentivador!

    Beijos. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida! Olhar pra trás e ver o q mudou dá um ânimo qdo a gente pensa em deixar a depressão tomar conta. Com ctza dá essa sensação de dever cumprido! Beijos da Taís.

      Excluir
  4. Que bom que esta conseguindo mudar. É tão bom mudar para uma pessoa melhor do jeito que imaginamos, controlando a dieta, controlando os gastos parabens pra vc.
    Sabe eu fiquei vendo videos do youtube sobre meditação para me acalmar ,ser mais tranquila, mas fiquei comendo de me tornar uma pessoa boazinha de mais sabe? daquelas que os outros aproveitam.Bobeira minha ne?! falta de informação. adoro seu blog e suas ideias e principalmente sua força de vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ane! Q bobagem, menina! Meditar é ótimo! Vc tem q fazer as coisas pra vc, sem se preocupar no q os outros vão pensar! Eu ainda não consigo meditar tdos dias, mas estou sempre tentando e nem por isso sou boazinha demais. ;-) Beijos da Taís.

      Excluir
  5. Oi, Patrícia! Um blog é uma ótima maneira de focar nos seus objetivos e encontrar apoio pra atingi-los. Vamos dar uma passada lá no seu, claro. Obrigada por seguir. Beijos da Taís.

    ResponderExcluir
  6. Oi Taís, eu estou começando a me deparar com os problemas e limitações que nem são das minhas metas. Mas porque somos um só e temos pouco tempo, né!
    Não dá pra dar conta de tudo ao mesmo tempo, mas estou seguindo firme porque pra mim é primordial começar o ano sem pendencias documentais. E algumas eu já colecionada há mais de um ano!!!
    A entrega da minha dissertação com as correções da banca para poder tirar o diploma foi uma dessas! Minha defesa foi há quase um ano e meio e eu nunca entreguei a versão definitiva na biblioteca para poder tirar o diploma. Estou mega feliz!!!
    Que peso enorme eu tirei das costas!!!

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!