domingo, setembro 18, 2011

Receita da Semana: Bolinho com Amarula


Como um dos objetivos da mana era aprender a cozinhar (e o meu é aprimorar meus dotes), resolvemos criar essa seção com a receita da semana. Prometemos tentar pratos light, mas nem sempre vai dar. Além disso, coloquei na minha lista das 101 Coisas que vou fazer ao menos 15 receitas dos meus livros de receita (eu tenho uns 5, sendo q um deles é aquele grandão da revista Cláudia).

Para a estreia, uma receita bem simples de um bolo que fica muito gostoso e é diferente dos bolos tradicionais porque ele leva um pouquinho de Amarula, que é um licor feito de uma frutinha africana.

Pena que eu não tirei foto de quando eu fiz esse bolo, mas ficou uma delícia, a mana pode atestar. Além de gostoso, ficou com uma massa super fofinha. Não é de nenhum livro de receita, tirei da internet e adaptei. Mas ontem fiz uma receita de um dos meus livros que vou publicar aqui semana q vem, bem explicadinha.

Se você não tiver Amarula, pode substituir por outra bebida. No site de onde tirei a receita, sugeriam whisky. É pra colocar pouquinho, viu?

Ingredientes:
- 1 copinho de licor cheio de Amarula;
- 150g de amêndoas laminadas (se não tiver, não coloque nada para substituir, apenas deixe sem);
- 250ml de água quente (não fervendo);
- 1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio (rasa);
- 60g de manteiga;
- 60g de açúcar mascavo;
- 2 ovos inteiros;
- 150g de farinha de trigo peneirada;
- 2 colheres de sobremesa de fermento em pó (químico) (rasas);
- 1 pote pequeno de iogurte natural (eu fiz sem e o bolo ficou ótimo);

Modo de fazer:

Pré-aqueça o forno a 180/200 graus.
Bata a manteiga em temperatura ambiente com o açúcar mascavo até ficar numa consistência cremosa e uniforme. Acrescente um ovo de cada vez e continue batendo. Acrescente a Amarula e as amêndoas. Acrescente a farinha, aos poucos, junto com o bicarbonato de sódio e a água. Coloque o iogurte por último. Depois de batida a massa na batedeira, acrescente o fermento com uma colher e misture a mão, até a massa ficar bem uniforme.
Coloque para assar até o bolo crescer e ficar douradinho. Não abra o forno antes de 20 minutos. Teste a massa com um palito para verificar se assou.

Essa receita rendeu 4 fôrminhas pequenas, daquelas de bolo de padaria. Você pode usar uma fôrma grande.

Cobertura de caramelo (opcional):

200g de manteiga + 400g de açúcar mascavo + 1 col. chá de essência de baunilha + 250g de creme de leite

Misture a manteiga, o açúcar e a essência de baunilha numa panela em fogo baixo. Quando começar a ferver e caramelizar, acrescente o creme de leite misturando bem e desligue o fogo. Despeje sobre o bolo.




Depois me digam se experimentaram e como ficou!

Beijos da Taís.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Adoramos saber o que você pensa! Compartilha com a gente!